Quando devo começar a fazer o check up da próstata? O toque retal ainda é necessário?

Quando devo começar a fazer o check up da próstata? O toque retal ainda é necessário?

O check up prostático tem a finalidade de fazer o diagnóstico precoce do câncer de próstata e reduzir a mortalidade da doença, visto que essa é uma doença em geral silenciosa e quando apresenta sintomas pode já estar em uma fase mais avançada. Com essa informação sabemos que precisamos iniciá-lo antes de desenvolver a doença ou os sintomas, mas quando?

Sabemos que o principal fator de risco de desenvolvimento do câncer de próstata é a idade acima de 50 anos, no entanto, outros fatores podem estar fortemente relacionados com a doença, como por exemplo a etnia negra e história familiar de câncer de próstata.

Você pode notar que não existe um consenso claro entre os especialistas sobre a idade ideal para iniciar o check up prostático, variando entre 40 a 50 anos, conforme a presença ou ausência desses fatores.

A população brasileira apresenta uma mistura étnica importante. Devido nossa população ser miscigenada, o ideal é iniciar antes dos 50 anos, de preferência aos 45 anos e em caso de fatores de risco importantes, como muitos familiares acometidos pela doença, iniciar aos 40 anos.

Visto isso, vamos falar sobre como é feito esse rastreio.

O PSA (antígeno prostático específico) é um proteína produzida na célula prostática que aumenta em algumas situações como a inflamação da próstata (prostatite), hiperplasia benigna da próstata (HPB) ou no câncer de próstata. Essa proteína é muito sensível, de modo que conforme a próstata vai crescendo, ela vai aumentando, logo NÃO existe um valor capaz de confirmar a presença do câncer de próstata com ela, sendo necessário outros exames complementares.

Valores de Referência do PSA por Idade

  • 40 a 49 anos: Até 2,5 ng/mL
  • 50 a 59 anos: Até 3,5 ng/mL
  • 60 a 69 anos: Até 4,5 ng/mL
  • 70 a 79 anos: Até 6,5 ng/mL

Importante: Um aumento do PSA maior que 0,75 ng/mL em um ano pode justificar uma avaliação mais aprofundada, mesmo que esteja dentro da faixa normal.

Em cerca de 18% dos casos, o câncer de próstata é detectado apenas pelo toque retal suspeito (DRE), independentemente do nível de PSA. Quando o toque retal é suspeito e o PSA é ≤ 2 ng/mL, a chance de ser câncer varia de 5% a 30%. No estudo ERSPC, um toque retal anormal junto com PSA elevado dobrou o risco de uma biópsia positiva (48,6% vs. 22,4%). O toque retal anormal está associado a um maior risco de câncer significativo e indica a necessidade de ressonância magnética (RM) e biópsia. Além disso, o toque é essencial para o exame físico e avaliação da extensão da doença. 

 

Referências:

  1. de Oliveira RAR, Guimarães GC, Mourão TC, Favaretto RL, Santana TBM, Lopes A, Zequi SC. Prostate Cancer Screening in Brazil: a single center experience in the public health system. Int Braz J Urol. 2021
  2. Carvalhal, G.F., et al. Digital rectal examination for detecting prostate cancer at prostate specific antigen levels of 4 ng./ml. or less. J Urol, 1999. 
  3. Gosselaar, C., et al. The role of the digital rectal examination in subsequent screening visits in the European randomized study of screening for prostate cancer (ERSPC), Rotterdam. Eur Urol, 2008