PSA Elevado e Câncer de Próstata: A Importância da cirurgia na cura da doença
A cirurgia para o câncer de próstata, também conhecida como prostatectomia radical, é uma das principais opções de tratamento para o câncer de próstata localizado, ou seja, quando o câncer ainda está restrito à próstata e não se espalhou para outras partes do corpo. Outras opções incluem a radioterapia (que pode ser externa ou por braquiterapia) e, em alguns casos, a vigilância ativa, onde o paciente é acompanhado de perto e o tratamento só é iniciado se houver sinais de progressão da doença.
Quando a cirurgia é indicada?
A prostatectomia radical pode ser especialmente recomendada para:
- Pacientes com maior risco de progressão da doença.
- Homens mais jovens, com expectativa de vida de 10 a 15 anos ou mais.
- Pacientes que já realizaram radioterapia, mas apresentam aumento persistente do PSA ou outros sinais de que o câncer pode ter voltado.
A cirurgia vai aumentar a minha expectativa de vida?
Quando bem indicada a cirurgia aumenta a expectativa de vida do paciente e pode oferecer outros benefícios como a não utilização da terapia de privação androgênica, na qual são utilizadas medicações que reduzem os níveis da testosterona circulante, com a finalidade de “sufocar” as células tumorais. Estudos mostram que a cirurgia pode:
- Aumentar o tempo de vida do paciente.
- Reduzir o risco de metástases, ou seja, a disseminação do câncer para outras partes do corpo.
- Diminuir a necessidade de tratamentos adicionais, como a hormonioterapia.
Como é Realizada a Prostatectomia Radical?
A cirurgia pode ser feita de diferentes formas, dependendo da experiência do cirurgião e das condições do paciente:
- Cirurgia aberta: Com uma incisão na linha média abaixo da cicatriz umbilical.
- Cirurgia laparoscópica: Pequenas incisões no abdome para passagem de pinças e manipulação da próstata sem a necessidade de abrir o abdome.
- Cirurgia robótica: Uma versão avançada da laparoscopia, com maior precisão e menor tempo de recuperação.
Prostatectomia Robótica: Vantagens e Benefícios
Em países desenvolvidos, como os Estados Unidos, a prostatectomia radical é mais comumente realizada de forma robótica. Pode ser realizada através de diferentes técnicas e em diferentes plataformas robóticas. É importante frisar que a técnica robótica NÃO é superior a aberta ou laparoscópica quando se fala em cura ou controle do câncer de próstata. As principais diferenças residem em:
- Menor tempo de internação no hospital.
- Menor tempo de uso de sonda urinária.
- Menos complicações após a cirurgia.
Durante a prostatectomia, é possível preservar os nervos responsáveis pela ereção. Essa abordagem é chamada de técnica de preservação dos nervos, podendo diminuir o risco de disfunção sexual ou incontinência urinária.
A prostatectomia radical é uma opção eficaz para o tratamento do câncer de próstata localizado, especialmente quando realizada por cirurgiões experientes e com técnicas modernas. Embora haja riscos, os benefícios em termos de controle da doença e qualidade de vida superam e muito esses riscos!
Se você recebeu o diagnóstico de câncer de próstata ou seu PSA voltou a subir após o tratamento inicial, converse com seu urologista para entender se a prostatectomia radical é o tratamento mais indicado para o seu caso.
Referências:
- Kirche-Duarte I, Kayano PP, Teles SB, Barbosa ARG, Andrade GM, Lemos GC, Carneiro A. Robot-Assisted Radical Prostatectomy: Comparison and Technique Description Using Da Vinci Xi Versus HUGO RAS Robotic Platform. Videourology. 2024;
- Howard JM. Robotic, Laparoscopic, and Open Radical Prostatectomy-Is the Jury Still Out? JAMA Netw Open 2021;
- Chang P, Wagner AA, Regan MM, et al. Prospective Multicenter Comparison of Open and Robotic Radical Prostatectomy: The PROST-QA/RP2 Consortium. J Urol 2022;
- Nahas WC, Rodrigues GJ, Rodrigues Gonçalves FA, et al. Perioperative, Oncological, and Functional Outcomes Between Robot-Assisted Laparoscopic Prostatectomy and Open Radical Retropubic Prostatectomy: A Randomized Clinical Trial. J Urol 2024;.
- Wu SY, Chang CL, Chen CI, Huang CC. Comparison of Acute and Chronic Surgical Complications Following Robot-Assisted, Laparoscopic, and Traditional Open Radical Prostatectomy Among Men in Taiwan. JAMA Netw Open 2021;