Próstata Aumentada: Opções de tratamento minimamente invasivos
Nem todos os pacientes com Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) precisam de cirurgia. No entanto, em alguns casos, a cirurgia pode ser a melhor opção, especialmente quando:
- Os sintomas urinários são moderados a graves e não melhoram com os medicamentos.
- A urina não sai de forma adequada, mesmo após o uso de sondas e remédios.
- Infecções urinárias repetidas, causadas pelo acúmulo de urina na bexiga.
- Sangramento na urina (hematúria) persistente, sem outra causa aparente.
- Pedras na bexiga (cálculos) ou alterações na parede da bexiga (divertículos).
- Problemas nos rins, como dilatação (hidronefrose) e diminuição da função renal.
A decisão pela cirurgia depende de vários fatores, incluindo o tamanho da próstata, a gravidade dos sintomas e a resposta ao tratamento medicamentoso. Se você tem sintomas urinários persistentes ou se já apresentou essas complicações associadas ao crescimento benigno da próstata deve buscar um urologista para a realização de um tratamento personalizado para seu caso.
A enucleação da próstata pode ser uma excelente opção para o tratamento da hiperplasia prostática benigna. Estudos comparativos demonstraram que a enucleação prostática com laser Thulium tem resultados tão bons quanto a raspagem da próstata, com a vantagem de reduzir o risco de precisar de transfusão de sangue e de formar coágulos na bexiga após a cirurgia. Para homens que utilizam medicamentos para afinar o sangue (anticoagulantes) a melhor opção cirúrgica pode ser a enucleação prostática com laser Thulium (ThuLEP) ou com laser Holmium (HoLEP).
Vantagens do HoLEP/ThuLEP
- Minimamente invasivo: Não precisa de cortes na pele.
- Recuperação acelerada: Como não tem cortes, o paciente não costuma apresentar dor, apenas ardência para urinar nos primeiros dias da cirurgia.
- Menor risco de sangramento
- Eficaz para próstatas de todos os tamanhos, especialmente as maiores.
- Reduz o risco de precisar de novas cirurgias no futuro.
A Cirurgia HoLEP é segura?
Sim, o HoLEP é uma cirurgia segura e com baixo risco de complicações, principalmente quando comparado a outros procedimentos para tratar o aumento da próstata. No entanto, como qualquer cirurgia, existem alguns riscos.
Como é a Cirurgia? A cirurgia dura entre 1 a 3 horas, dependendo do seu caso e a maioria dos pacientes vai para casa em 1 à 2 dias, sem sonda vesical!
Possíveis Efeitos Colaterais
- Queimação e sangramento ao urinar: temporário, em geral muito comum nos primeiros dias após a cirurgia.
- Escapes de urina: Você pode apresentar escapes de urina por alguns dias até recuperar o controle total da bexiga.
- Disfunção ejaculatória: Em até 75% dos casos o paciente para de ejacular, MAS isso NÃO afeta a ereção nem o prazer sexual.
Outra importante opção a ser considerada é a enucleação prostática por técnica robótica. Essa opção é considerada em casos em que o paciente apresenta próstata grande (idealmente acima de 80 gramas). A cirurgia pode ser realizada através de diferentes técnicas, com acesso pela cápsula prostática ou através da bexiga. Além disso, pode ser performada em diferentes plataformas robóticas, no entanto, sem apresentar uma diferença significativa entre elas.
Vantagens da cirurgia robótica
- Minimamente invasivo quando comparada a técnica aberta convencional.
- Recuperação acelerada: Como o acesso é realizado através de pequenas incisões e com o auxílio do robô, o paciente em geral têm poucos sintomas, como desconforto em baixo ventre.
- Baixo risco de sangramento
- Reduz o risco de precisar de novas cirurgias no futuro.
- Poucos sintomas uretrais: como a cirurgia não é feita pela uretra o paciente em geral não apresenta dor para urinar.
Como é a Cirurgia? A cirurgia dura entre 2 a 3 horas e a maioria dos pacientes vai para casa em 2 dias.
Possíveis Efeitos Colaterais
- Sangramento ao urinar: temporário, em geral muito comum nos primeiros dias após a cirurgia.
- Escapes de urina: Você pode apresentar escapes de urina por alguns dias até recuperar o controle total da bexiga.
- Disfunção ejaculatória: Após a cirurgia você não terá mais ejaculação, no entanto, isso NÃO afeta a ereção nem o prazer sexual.
Referências:
- Kirche-Duarte I, Andrade GM, Carneiro A. Prostatectomia simples robótica: plataforma HUGO-RAS passo a passo. REVISTA UROLOGIA ESSENCIAL. VOL. X. N. 1, 2024
- Yang Z, Li H, Zhou X, et al. Comparison of thulium laser enucleation and plasmakinetic resection of the prostate in a randomized prospective trial with 5-year follow-up. Lasers Med Sci. 2016;
- Zhang Y, Wang X, Zhao X, et al. Efficacy and safety of enucleation vs. resection of prostate for treatment of benign prostatic hyperplasia: a meta-analysis of randomized controlled trials. Prostate Cancer Prostatic Dis. 2019;
- Velotti G, Bassani G, Sacco E, et al. Holmium laser enucleation of prostate versus minimally invasive simple prostatectomy for large volume (≥120 mL) prostate glands: a prospective multicenter randomized study. Minerva Urol Nefrol. 2020;